Esse tal de Wellness Coaching.

sunset-538288_1920

Mas se o Wellness Coaching não é terapia, então o que é?

Primeiro, ele é uma modalidade de coaching:

Coaching é a arte de criar um ambiente, através de conversação e de um jeito de ser, que facilita o processo pelo qual uma pessoa se move em direção aos seus objetivos de uma maneira plena

Gallwey (2000)

Porém, específico para promover, saúde, qualidade de vida e bem-estar:

Wellness Coaching é a aplicação dos princípios e processos do Coaching para desenvolver um estilo de vida com níveis mais altos de bem-estar.  É uma aliança entre o coach e a pessoa que busca por mudanças permanentes em seu estilo de vida

Adaptado de Arloski (2007)

O Wellness Coach, via de regra,  é um profissional da saúde (educador físico (porquê será que foi o primeiro que me veio à cabeça? rsrs), nutricionista, psicólogo, enfermeiros …) com formação em wellness coaching.

Ter a formação específica, não é um mero detalhe. A atuação do wellness coach é, em essência, diferente da atuação do especialista. Este último tem por premissa prescrever (exercícios físicos, cardápios …), já o coach irá acompanhar seu cliente (cochee) em sua trajetória rumo a mudanças desejadas, em busca de um estilo de vida saudável e duradouro. E acredite, sem prescrever uma única linha.

Pode parecer simples, mas um profissional desatento, tende a ter dificuldade de deixar de lado seu chapéu de especialista e vestir o de coache. Na verdade, este é um dos maiores desafios dos novos profissionais do wellness coaching e a transposição depende muito de sua formação, experiência e, principalmente, de uma mudança profunda de paradigma, que é sentida pelo coachee logo no primeiro contato.

“Fui surpreendido positivamente. Pensei que ia chegar aqui e receber dicas, no velho estilo faça isso, faça aquilo … e fui convidado a refletir sobre o que quero ou não mudar na minha vida …”

Tanner Ribeiro Gondim Rodrigues

Apesar da surpresa, apresentada por uma boa parte dos coachees,  principalmente em programas corporativos, a maioria esmagadora se sente feliz, desafiada e profundamente respeitada com o jeito coach de acompanhar o processo de mudança de comportamento.

Me sinto profundamente grata.

Até.