Crônicos se beneficiam do Health Coaching, por telefone ou vídeo conferência?

 

3-telefone-de-lata-ii

Sim e não é de hoje!

Para se ter uma ideia, já em 2013, a Australian Health Review publicou uma revisão sobre o assunto, considerando 30 estudos (selecionados entre 1756), onde o  health coaching foi aplicado a público adulto, com mais de 18 anos, portadores de uma ou mais doenças crônicas. Vejam o que concluíram:

  • Health Coaching se comprovou efetivo para:
    • Mudança de comportamento.
    • Autoeficácia.
    • Estado de saúde.
    • Gestão de Crônicos, inclusive para grupos mais vulneráveis.

Disso tudo, o que já  era sabido é que o aumento da prevalência de doenças crônicas gerou demanda para  intervenções mais custo efetivas e o health and wellness coaching  por telefone ou vídeo conferência tem sido considerado uma ótima ferramenta, tanto para grupos de risco, como para portadores de doenças crônicas, reduzindo o prejuízo causado ao sistema de saúde.

Entre as melhores contribuições deste estudo está o reconhecimento de que pessoas portadoras de doenças crônicas, em condições sociais mais vulneráveis, se beneficiam muito de serviços como o health and wellness coaching.  Esta constatação confere com os resultados recentes que obtivemos com um grupo de funcionários do setor operacional de uma grande empresa do setor químico. Se quiser conhecer este case de sucesso, é só me convidar para um café!